Por nide Lins
Em 25 de Novembro de 2024 às 14:38
As entradinhas vão das tradições às inovações, como a casquinha de jaca gratinada. O prato ganha mais sabor com gorgonzola, açafrão e um toque especial de azeite trufado, equilibrando texturas e sabores de forma harmônica. Outra opção criativa é o bolinho de carne de jaca, servido com uma inusitada geleia de brinco-de-viúva — um casamento perfeito entre a crocância e o doce. Gostou? Vem comigo conhecer a história da Villa Milagres (@villamilagres), um sonho da alagoana Veronica Uchôa, localizado no povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres. E tem mais: prove os licores de brinco-de-viúva e de cajá, uma produção da casa.
Caldinho de mariscos, bolinho e casquinha de jaca
A Villa Milagres funciona para jantar, oferecendo opções de entrada, prato principal e sobremesa. Lá, os ingredientes locais são os grandes destaques da cozinha de Veronica Uchôa. “Priorizo ingredientes frescos e locais, muitos deles cultivados em nossa própria fazenda. Produzimos macaxeira, tomate seco, alho defumado e doce de goiaba com técnicas artesanais, que incluem fogão à lenha, desidratação e defumação. Nossa produção também abrange mel de engenho, licor de cajá e até geleias e licores de brinco-de-viúva, fruto que também brilha nas entradas de destaque do cardápio: a casquinha e o bolinho de carne de jaca”, conta a chef alagoana.
Risoto de capim-santo com filé
São muitas opções saborosas. Provei o risoto de capim-santo, preparado com cubinhos de filé ao alho negro. A receita mistura o frescor das ervas com a intensidade do alho envelhecido, resultando em um prato aromático e envolvente.
Robalo ao molho de espinafre com batatas rústicas
Para quem prefere frutos do mar, o robalo ao molho de espinafre é uma escolha certeira. O peixe, delicadamente gratinado com parmesão, vem acompanhado de batatas rústicas, temperadas com um toque de manteiga de garrafa, realçando o sabor típico nordestino com uma apresentação sofisticada.
Doce de goiaba com bolo de queijo
Para adoçar a vida, destaque para a goiabada do reino, uma sobremesa que exala Nordeste. O bolo de queijo do reino é coberto por doce de goiaba caseiro, regado com calda de goiabada e finalizado com queijo do reino ralado, tudo de fabricação própria. Uma celebração ao clássico casamento entre queijo e goiabada, mas com um toque autoral e irresistível.
Chef Francisco chegou na Villa Milagres para somar
Novidades
A Villa Milagres, além de contar com a chef Veronica Uchôa e seu esposo, Murilo Uchôa, também ganhou um novo sócio: o chef Francisco Pudney. Ele assumiu o papel de consultor e gestor, com foco na área financeira, gestão de compras e controle de estoque. “Estou muito feliz em fazer parte da família Villa Milagres. Juntamente com Veronica, vamos criar novidades no menu, sempre destacando a sazonalidade, com produtos nordestinos e sem nenhum tempero ou item industrializado”, afirmou Pudney.
Chef Veronica: ” Meu amor pela arte também encontrou espaço nos desenhos e nasceu uma nova paixão: a gastronomia
Trajetória
Criar sempre foi uma constante na vida de Veronica. Desde a infância, os processos criativos a acompanhavam, começando pelo balé, onde se dedicava intensamente como bailarina. Com o tempo, passou a ensinar, criando coreografias, cenários e figurinos que lhe permitiam explorar novas formas de expressão artística. “Meu amor pela arte também encontrou espaço em desenhos, quadros e pinturas, que hoje decoram nossa casa e refletem minha essência criativa. Foi dessa trajetória que nasceu uma nova paixão: a gastronomia”, relata.
Barquinha de carne de sol
A Villa Milagres nasceu de muita pesquisa e dedicação até encontrar o lugar perfeito: São Miguel dos Milagres. Foi lá que Verônica decidiu construir a segunda casa, a Villa Milagres. “Enquanto meu esposo cuidava dos preparativos, eu me dedicava ao desenvolvimento de um menu exclusivo, que combina elementos tradicionais e contemporâneos da cozinha brasileira”, lembra a chef.
Villa Milagres também tem boas caipiroscas
“Para mim, a experiência no restaurante é como um espetáculo de balé. Quando as portas se abrem, nossa equipe recebe os clientes com cuidado e atenção, enquanto, nos bastidores, cada prato é preparado com dedicação. O clímax do espetáculo acontece quando a comida chega à mesa, cativando não apenas o paladar, mas também o coração de quem a prova”, conclui.
Villa Milagres, restaurante charmoso na Rota Ecológica de Milagres
Rota: Villa Milagres (@villamilagres)
Preço: R$19,00 até R$ 129,00
Funciona todos os dias a partir das 18h
R. Aderbal da Costa Raposo, 585, São Miguel dos Milagres – AL/Telefone: (82) 99800-9366