Max Verstappen e Sergio Perez fizeram uma dobradinha neste domingo, no grande prêmio de Monza, na Itália. Os pilotos da RBR estragaram a festa da Ferrari, que corria em casa. A equipe largou na pole position, com Carlos Sainz, que acabou a prova em terceiro. Seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, ficou na quarta posição….
Max Verstappen e Sergio Perez fizeram uma dobradinha neste domingo, no grande prêmio de Monza, na Itália. Os pilotos da RBR estragaram a festa da Ferrari, que corria em casa. A equipe largou na pole position, com Carlos Sainz, que acabou a prova em terceiro. Seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, ficou na quarta posição.
Com o resultado, o piloto holandês chegou a 12 vitórias em 14 corridas nesta temporada. Essa foi a 10ª vitória consecutiva de Verstappen, o que fez dele o primeiro piloto da história a conseguir esta marca. No campeonato, ele chegou a 339 pontos, 138 a frente de Perez, que é o segundo colocado.
— Eu nunca teria acreditado que (dez vitórias) eram possíveis, mas tivemos que trabalhar por isso hoje, então foi divertido. Foi tão difícil me aproximar e conseguir uma manobra na curva 1, tive que forçar (Sainz) a errar. Tentei permanecer paciente, é uma corrida longa, e só tive que escolher o meu momento — contou o holandês.
A corrida de Monza começou com um atraso de 20 minutos e por causa disso a prova teve 51 voltas, duas voltas a menos do que o previsto. Antes mesmo do GP começar, na volta de apresentação, o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Touri) deixou a corrida. Ele alegou problemas no motor e encostou o carro em uma posição perigosa da pista. Os carros até se alinharam no grid, mas o início da corrida foi suspenso.
Sainz manteve a esperança da Ferrari em vencer em casa até a 15ª volta, quando foi ultrapassado por Verstappen. Na volta 46, foi a vez de Perez tirar a sua posição. Também nesta volta, Leclerc passou a fazer pressão pela terceira posição, mas não conseguiu ultrapassar o espanhol. Em alguns momentos, os pilotos da Ferrari quase se chocaram e chegaram a sair da pista algumas vezes. Em determinado momento, a equipe pediu que Leclerc não atacasse mais.
— Não dá para ser mais difícil do que foi hoje. Para acompanhar as RBR, paguei o preço com os pneus traseiros, mas fiz tudo que podia para defender. Corrida difícil, é sempre um prazer duelar com Charles quando temos a chance. Nos divertimos lá na pista — disse Carlos Sainz, que foi eleito o piloto do dia pelo público.
Outra disputa que teve destaque foi a de Lewis Hamilton (Mercedes) com Oscar Piastri. Faltando 11 voltas para o final, o britânico tentou ultrapassar o australiano e ocupar a 8ª posição, mas acabou o tocando. O piloto da McLaren precisou ir aos box trocar a asa dianteira e caiu para 14ª posição. Hamilton foi penalizado com 5 segundos e eles acabaram terminando a prova em 6º e 12º.
A Fórmula 1 retorna no dia 17 de setembro, com o grande prêmio de Singapura.