O técnico Umberto Louzer foi anunciado pelo Clube de Regatas Brasil na noite desse sábado (30). O treinador é a aposta do Galo para 2025, e retorna ao clube um ano e meio depois de ter sido demitido.
Durante o período fora do CRB, de maio de 2023 até o fim deste ano, Louzer acumulou uma sequência de trabalhos sem sucesso. Ele dirigiu o Guarani, a Chapecoense e o Atlético Goianiense. Veja abaixo as campanhas:
Ida para o Guarani em 2023
Após a saída do Alvirrubro, em menos de um mês, o treinador foi anunciado pelo Guarani. No comando da equipe paulista, ele esteve à frente de 26 jogos e venceu 11 deles. Terminou a Segunda Divisão na 10ª colocação, com 57 pontos e numa sequência de 10 partidas seguidas sem vencer.
Em 2024, Louzer teve um mau desempenho no início do Campeonato Paulista e foi demitido após uma vitória em cinco jogos disputados. Somando as duas temporadas, foram 32 partidas e 12 triunfos pelo Bugre.
Retorno para a Chape em 2024
Dois dias depois de ser demitido pela diretoria do Guarani, o técnico foi anunciado como o novo comandante da Chapecoense. No estadual, ele esteve à frente da equipe catarinense em três jogos, porém só venceu um e não conseguiu evitar a eliminação do time na primeira fase do torneio.
Na Série B, foram 18 jogos e apenas quatro vitórias. Ele deixou a equipe na 16ª posição e pediu demissão após convite para assumir o Atlético Goianiense.
Tentativa de salvar o Dragão
Na equipe de Goiás, o treinador teve mais um trabalho sem sucesso. Ele chegou para assumir o time antes do jogo de volta das Oitavas de Final da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Vasco em São Januário.
Já na Série A, o Dragão, que já estava com uma má campanha, não conseguiu reagir e foi rebaixado. Louzer comandou o Atlético em dez partidas e teve apenas três vitórias. Ele pediu demissão no fim de outubro com a equipe na laterna do campeonato.
Títulos e projeção para 2025
Umberto Louzer tem um título de Série B, quando foi campeão com a Chapecoense em 2020 e levou a equipe catarinense à elite do futebol nacional. Agora, ele tem a missão de ir bem nos campeonatos que o CRB disputará em 2025: o Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, que entra já na terceira fase, e a Série B do Campeonato Brasileiro.
Você lembra da passagem dele no Regatas em 2023?
No CRB, Louzer conquistou o Campeonato Alagoano após derrotar o ASA na finalíssima. Porém, nas outras competições não teve o êxito que era esperado. Na Copa do Nordeste, foi eliminado para o Sport em uma goleada por 4 a 0 na Ilha do Retiro. Já na Copa do Brasil, a equipe regatiana chegou a abrir 2 a 0 no agregado contra o Athletico-PR, mas sofreu o empate e foi eliminado nos pênaltis. No Brasileiro, o time teve um início ruim e a demissão de Louzer aconteceu após a terceira derrota seguida no campeonato.
*Estagiário sob supervisão