spot_img
HomeMundoUcrânia: Chefe do Exército critica mobilização na guerra - 26/12/2023 - Mundo

Ucrânia: Chefe do Exército critica mobilização na guerra – 26/12/2023 – Mundo

Quase dois anos após o início da Guerra da Ucrânia, o chefe das Forças Armadas do país invadido, o general Valeri Zalujni, disse nesta terça-feira (26) que não estava satisfeito com o trabalho dos escritórios responsáveis pela mobilização de tropas para manter os esforços contra as ofensivas da Rússia.

Foi a primeira entrevista coletiva de Zalujni durante a guerra, um dia depois de o Parlamento ucraniano publicar o texto de um projeto de lei que reforma o programa de recrutamento militar obrigatório. Dentre as medidas propostas está a redução da idade dos homens que podem ser mobilizados, de 27 para 25 anos.

A publicação do projeto provocou polêmica nas redes sociais, o que teria motivado o general, discreto em termos de propaganda, a se pronunciar. “Atualmente não estou satisfeito com o trabalho [de mobilização]”, disse ele. “Se eu estivesse satisfeito, não estaríamos discutindo este projeto de lei.”

As reformas são sensíveis para uma população cansada da guerra que já dura 22 meses e não tem fim à vista. Na semana passada, o presidente Volodimir Zelenski disse que os militares propuseram mobilizar de 450 mil a 500 mil soldados extras para o Exército.

Zalujni confirmou o número, mas disse a jornalistas que nunca teria revelado a cifra publicamente, uma observação que pode renovar a especulação pública sobre os atritos políticos entre ele e o presidente ucraniano durante o conflito.

Neste ano, Zalujni foi o responsável por supervisionar uma contraofensiva da Ucrânia que não conseguiu retomar quantidades significativas de terras ocupadas pela Rússia.

No entanto, ele ainda é bastante popular entre os ucranianos depois de repelir as forças russas da capital, Kiev, no início da guerra, e de planejar duas ofensivas bem-sucedidas, no outono de 2022, que retomaram grandes extensões do território ucraniano.

“Tínhamos objetivos bastante ambiciosos em 2023. Não fiquei desapontado com o nível [de assistência externa] em 2023. É claro que não foi o total [do montante solicitado], mas nos permitiu conduzir operações militares confiantes”, disse ele.

As tensões entre Zalujni e Zelenski vieram à tona em novembro, depois que o general foi citado como tendo dito que a guerra estava caminhando para um impasse devido à situação tecnológica no campo de batalha —o comentário foi repreendido pelo gabinete do presidente.

Zelenski e os seus aliados têm reportado com frequência uma visão menos sombria da guerra, na qual afirmam que a Ucrânia pode e irá expulsar as forças russas de cada centímetro do território ocupado.

O general, contudo, afirmou que o desenrolar da guerra havia justificado os seus comentários. “Recebi muitas críticas por isso, mas com o tempo as pessoas perceberam que eu estava absolutamente certo”. Ele acrescentou que a Ucrânia e os seus aliados já tinham identificado soluções para a maioria das questões e problemas que levantou nas suas falas em novembro sobre o campo de batalha.

Acerca do projeto de lei, ele informou que apoiaria a introdução de convocações eletrônicas de reservistas, uma medida que substituiria ou reforçaria o modelo atual, em que os oficiais de recrutamento distribuem convocações às pessoas na rua ou em locais de controle. “Estamos satisfeitos com qualquer meio que garanta a nossa demanda por pessoas”, disse ele.

Os militares da Ucrânia ficaram muito aquém dos seus objetivos em uma contraofensiva durante o verão no país, de junho a agosto, mas Zelenski insiste que reforçou as suas defesas aéreas com ajuda de parceiros internacionais, em especial os Estados Unidos, e que obteve sucessos navais no mar Negro.

Nesta segunda-feira (25), a Rússia alegou ter tomado a região de Marinka, no leste ucraniano. Pouco depois, porém, Kiev questionou a afirmação dizendo que suas tropas ainda operam no centro da cidade e que, portanto, a conquista não seria verdadeira.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias