spot_img
HomeMaceióTutores e pets participam de ato em memória ao cão Joca, no...

Tutores e pets participam de ato em memória ao cão Joca, no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Assim como ocorreu em outros aeroportos do país, um protesto em memória ao cão Joca foi realizado em Alagoas, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, neste domingo (28). O cachorro da raça Golden Retriever morreu na última segunda-feira (22) após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol a um destino diferente do tutor.

Nesta manhã, os tutores e os pets alagoanos se concentraram no saguão do aeroporto em um ato pacífico, com faixas e cartazes com frases como “Não somos bagagem, somos o amor da vida de alguém” e “Todos pelo Joca”. Veja o vídeo divulgado no perfil de Instagram Maceió Ordinário:

Em São Paulo, os protestos foram realizados no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos – onde a morte foi registrada – e também no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Também houve manifestação nos aeroportos de Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

Projeto de lei Joca

As discussões no Congresso Nacional para uma futura lei Joca já começaram. Segundo o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil), na próxima terça-feira (30), será instaurado o grupo de trabalho na Câmara dos Deputados que irá discutir a elaboração do texto do projeto que deve regulamentar o transporte aéreo de pets no país.

Pelo menos seis deputados federais e um estadual vão participar da criação do texto que vai ser apreciado na Câmara, em regime de urgência.

No Senado Federal também já existe um pedido de participação popular para a criação de uma legislação semelhante.

Reunião na Anac

Segundo o blog da jornalista Andréa Saddi, da GloboNews, uma reunião realizada entre Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos com representantes de companhias aéreas – entre elas a Gol – definiu na sexta-feira (25) ações para melhorar o transporte de animais em porões de aeronaves.

O encontro é uma resposta à morte do cão Joca, que morreu após falha em transporte aéreo ao ser levado para o Ceará em dez do Mato Grosso em um voo da Gol.

Foram definidas 5 ações junto a representantes da Gol, Latam, Azul Linhas Aéreas e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear):

  1. Realização de audiências públicas para revisar e aprimorar o transporte de animais em voos no Brasil e no exterior;
  2. Companhias se comprometeram a apresentar propostas e sugestões em até 10 dias;
  3. Empresas aéreas vão estudar se é viável rastrear os animais transportados nos porões das aeronaves;
  4. O Ministério vai convidar representantes do Congresso Nacional para uma reunião para coletar sugestões para melhorar o transporte aéreo de animais;
  5. Em seguida, caberá ao Ministério lançar uma Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais (na sigla PNTAA) para “garantir mais segurança e bem-estar para os animais” ainda no 1º semestre deste ano.

Morte de Joca

Na segunda-feira (22), o golden retriever Joca foi despachado pelo tutor em São Paulo com destino a Sinop (MT). No entanto, a caixa de transporte foi colocada em um voo para Fortaleza. Em seguida, o cão foi mandado de volta para São Paulo. No trajeto de volta, Joca não suportou o total de oito horas de viagem e morreu.

Após o episódio, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Polícia Civil de São Paulo passaram a investigar o caso.

Em nota divulgada após o episódio, a GOL se solidarizou e lamentou a perda do animal. A empresa também anunciou a suspensão, por 30 dias, do transporte aéreo de animais.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias