O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para a 1ª edição do Café com Cerest, voltado para gestores de recursos humanos de empresas privadas. Para se inscrever no evento, que será realizado nesta segunda-feira (28) na Universidade Tiradentes, localizada no bairro Cruz das Almas, em Maceió, basta acessar o link, clicando aqui.
Durante o Café com Cerest, serão abordados temas relacionados à saúde do trabalhador, bem como a legislação vigente que resguarda os direitos trabalhistas. Paralelamente ao compartilhamento de informações, o órgão pretende construir uma parceria entre o Cerest estadual, Ministério Público do Trabalho (MPT) e as empresas, com foco na prevenção aos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, como a Ler/Dort.
Para a supervisora do Cerest, Elisabete Macedo, o evento representa uma oportunidade para esclarecer os gestores de recursos humanos sobre a importância da prevenção de doenças ocupacionais. Para isso, durante o Café com Cerest, serão disseminadas estratégias para a promoção de um ambiente laboral saudável e seguro para os trabalhadores.
A supervisora do Cerest, Elisabete Macedo, ressalta que muitos problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser prevenidos. Foto: Carla Cleto
“Muitos problemas de saúde relacionados ao trabalho podem ser prevenidos ao observar as recomendações adequadas. O Café com Cerest busca promover a informação sobre as boas práticas, instruindo as empresas a evitar problemas mais sérios com seu quadro funcional”, explicou a supervisora do Cerest.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou que a integração entre o Cerest, o MPT e as empresas privadas é fundamental, no sentido de atuar conjuntamente para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. “Todo trabalhador que adoece ou sofre acidente de trabalho impacta no SUS [Sistema Único de Saúde], uma vez que eles passam a necessitar de assistência médica, além de acionarem a Previdência e, muitas vezes, são afastados de suas atividades, além de ficarem com sequelas na maioria dos casos. Por isso, o foco na prevenção e promoção da saúde do trabalhador é essencial”, salientou o gestor da saúde estadual.
Programação
O evento terá início às 8h30, com a efetivação das inscrições. Em seguida, haverá um café da manhã. Na sequência, os participantes assistirão a uma apresentação feita por representantes do MPT, com o tema: Saúde Ocupacional: O Olhar do Ministério Público do Trabalho.
A partir das 10h30, o Cerest vai apresentar um panorama sobre o papel da instituição na segurança e saúde do trabalhador. Posteriormente, o Cerest de Maceió fará uma explanação sobre as estratégias e a Linha de Cuidado do órgão. O evento será encerrado após um debate entre os participantes e palestrantes sobre os temas abordados.