Incentivar o cooperativismo, fortalecer a economia e promover a geração de emprego e renda. Estes são alguns dos objetivos do programa “Do campo para a sala de aula”, criado para acolher o pequeno produtor e garantir merenda de qualidade nas escolas da rede estadual de ensino. E foi para fortalecer essa rede de apoio que o Governo de Alagoas celebrou, nesta quinta-feira (17), os primeiros contratos de Chamada Pública da Agricultura Familiar por meio da qual investiu mais de R$ 5,5 milhões na aquisição de alimentos, beneficiando, diretamente, sete mil agricultores.
Durante o evento realizado no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió, o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, destacou o alcance da iniciativa que vai além do fomento à agricultura familiar.
“Tivemos 22 associações e cooperativas habilitadas na maior compra pública de alimentação escolar já realizada em Alagoas. Quebramos um paradigma porque o governador Paulo Dantas não mede esforços para levar cidadania ao homem do campo e melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes, já que uma merenda de qualidade impacta positivamente no rendimento do aluno em sala de aula”, afirmou o secretário, acrescentando que, ainda este ano, o Governo do Estado vai realizar mais uma chamada pública, desta vez visando o ano letivo de 2024.
“Demos um grande salto de qualidade, e agradeço a todas as secretarias envolvidas neste processo, bem como ao movimento cooperativista, cuja parceria oportuniza ao pequeno produtor rural as condições necessárias para o sustento de sua família no campo”, emendou Beltrão.
Presente à solenidade, a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, disse que o sucesso da segunda chamada pública da agricultura familiar também se deve à integração entre as secretarias.
“Estou bem satisfeita com o resultado. Vale salientar que esta ação também contou com a participação da Amgesp [Agência de Modernização da Gestão de Processos] e da Secretaria do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, que integra a estrutura da Sedics [Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] e desenvolve um grande trabalho junto à agricultura familiar. Agora, o pequeno produtor tem mais uma oportunidade de vender para o poder público em Alagoas, não mais se limitando ao Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal”, salientou a titular da Seagri.
Quem também marcou presença foi o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, que, na ocasião, lembrou a transversalidade de mais uma política pública “cujo alcance social salta aos olhos”. “Isso demonstra a preocupação do governo Paulo Dantas, que valoriza e confere competitividade ao pequeno produtor, fortalecendo a agricultura familiar e entregando alimentos com absoluta qualidade nutricional. Seguimos, portanto, concretizando grandes resultados em favor da sociedade alagoana”, comentou Pereira.
A solenidade de assinatura dos contratos também reuniu representantes de entidades como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), contando, ainda, com a presença do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, e da secretária de Estado do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, que destacou, em especial, o trabalho desenvolvido pela equipe da Superintendência de Alimentação Escolar da Seduc.