Corinthians e Bahia devem estar no pote 1 do sorteio da 2ª fase da CONMEBOL Libertadores nesta quinta-feira (19), às 12h (de Brasília). Assim, os dois times fugirão de um duelo logo de cara com o Boca Juniors – ainda que esses três times possam se encontrar na 3ª fase, a última que decide os…
Corinthians e Bahia devem estar no pote 1 do sorteio da 2ª fase da CONMEBOL Libertadores nesta quinta-feira (19), às 12h (de Brasília). Assim, os dois times fugirão de um duelo logo de cara com o Boca Juniors – ainda que esses três times possam se encontrar na 3ª fase, a última que decide os classificados aos grupos.
As regras do sorteio não são tão simples. A partir do ranking da Conmebol, os times são divididos em dois potes, com oito equipes em cada. Mas o problema é que nem todos os classificados estarão definidos.
Dos 16 times que jogarão a segunda fase, apenas 11 são conhecidos. Três deles virão da primeira fase e estarão automaticamente no pote 2, enquanto as duas equipes restantes serão da Colômbia (Tolima ou Millonarios) e da Bolívia (Bolívar ou The Strongest).
O Corinthians já está garantido no pote 1 por ser o segundo melhor colocado no ranking entre esses times conhecidos. É o mesmo caso do Boca Juniors (líder no ranking).
A dúvida recai sobre o Bahia, que é o sétimo do ranking, mas seria ultrapassado por qualquer um dos quatro times que ainda podem se classificar. O time baiano, porém, deve manter sua posição no pote 1.
Em conversa com o ESPN.com.br, Frederico Nantes, diretor de competições da Conmebol, explicou que todos os times indefinidos estarão no pote 2.
O prazo final para definição dos potes é esta segunda-feira (16). Mas isso só poderá mudar a situação do time boliviano. O classificado da Colômbia só será definido no fim de semana, o que mantém o Bahia no pote 1.
Na Bolívia, o The Strongest joga com o Oriente Petrolero e, se perder, não terá mais chances de ser campeão do Clausura. Caso a derrota aconteça, ele será automaticamente levado à segunda fase da Libertadores, dentro do pote 1. Nesse cenário, porém, é o Ñublense (Chile) quem vai para o pote 2.
Se o The Strongest empatar ou ganhar, o Ñublense fica no pote 1 e o sorteio de quinta-feira terá “Bolívia 3” no pote 2.
Isso tudo, claro, só será confirmado quando a própria Conmebol anunciar os potes que serão utilizados no sorteio.
Como devem ficar os potes do sorteio da 2ª fase da Libertadores:
POTE 1
- Boca Juniors (ARG)
- Corinthians (BRA)
- Cerro Porteño (PAR)
- Barcelona (EQU)
- Independiente Santa Fe (COL)
- Melgar (PER)
- Bahia (BRA)
- Ñublense (CHI) ou The Strongest (Bolívia 3)
POTE 2
- Ñublense (CHI) ou The Strongest ou Bolívar (Bolívia 3)
- Deportes Iquique (CHI)
- Boston River (URU)
- Universidad Central (VEN)
- Tolima ou Millonarios (Colômbia 4)
- Classificado 1ª Fase 1
- Classificado 1ª Fase 2
- Classificado 1ª Fase 3
COMO FUNCIONA A FASE PRÉVIA DA LIBERTADORES?
Vale lembrar que isso tudo não significa que Corinthians, Bahia e Boca Juniors não possam se enfrentar na chamada “fase prévia” da Libertadores.
Essa parte da competição é dividida em três etapas.
A primeira não conta com times brasileiros (nem argentinos). São três duelos de mata-mata que classificam os três vencedores para a etapa seguinte. Há um sorteio separado para essa fase, com potes definidos pelo ranking.
A segunda etapa é a que será sorteada usando os potes acima. São oito confrontos de mata-mata e há uma trava no sorteio, que não permite que times do mesmo país se enfrentam (a não ser que um deles tenha vindo da primeira fase).
Os oito vencedores se enfrentam em quatro duelos na terceira fase. Esses confrontos também serão definidos no sorteio dessa quinta-feira e não terão travas. É nessa fase que Corinthians, Bahia e Boca podem se encontrar.
Os quatro vencedores desses duelos se classificam para a fase de grupos.