A contratação de Savinho, negócio que abriu o mercado de transferências do Manchester City para a próxima temporada, aumenta o número de brasileiros dirigidos por Pep Guardiola na Europa. Desde que deixou os campos e iniciou a nova carreira, o técnico espanhol sempre teve jogadores nascidos no Brasil em seus trabalhos por Barcelona, Bayern de…
A contratação de Savinho, negócio que abriu o mercado de transferências do Manchester City para a próxima temporada, aumenta o número de brasileiros dirigidos por Pep Guardiola na Europa.
Desde que deixou os campos e iniciou a nova carreira, o técnico espanhol sempre teve jogadores nascidos no Brasil em seus trabalhos por Barcelona, Bayern de Munique e, claro, City. Foram 13 ao todo.
Veja a lista de brasileiros dirigidos por Guardiola:
- Sylvinho (Barcelona)
- Daniel Alves (Barcelona)
- Maxwell (Barcelona)
- Adriano (Barcelona)
- Dante (Bayern)
- Rafinha (Bayern)
- Douglas Costa (Bayern)
- Fernando (Manchester City)
- Fernandinho (Manchester City)
- Gabriel Jesus (Manchester City)
- Danilo (Manchester City)
- Ederson (Manchester City)
- Kayky (Manchester City)
De todos esses, três mais se destacaram em termos de conquistas e longevidade. Daniel Alves, que trabalhou com Guardiola entre 2008 e 2012, conquistou nada menos que 14 títulos com o técnico, entre eles dois títulos da Champions League e mais dois do Mundial de Clubes (2009 e 2011).
No City, Fernandinho foi campeão 11 vezes com Guardiola e, mais importante, tornou-se capitão pelas mãos do espanhol, com quem mantém uma relação próxima até hoje.
Mas o brasileiro com mais troféus com Pep é Ederson, goleiro titular do time de Manchester desde 2017 e que levantou nada menos que 17 troféus.
O que chama atenção é que Guardiola nunca teve um meia brasileiro em seus elencos. Esteve perto disso, é verdade, com Lucas Paquetá, mas o envolvimento em uma investigação de manipulação de apostas esportivas tirou a transferência que parecia certa há um ano.
A lista pode até crescer nas próximas semanas. Bruno Guimarães, volante que esteve com a seleção na última Copa do Mundo e também na Copa América, é um dos nomes bem avaliados pelo técnico e pode reforçar o City na próxima temporada.