Um protesto bloqueou a via principal do bairro de Bebedouro, em Maceió, e o trânsito ficou travado no início da manhã desta terça-feira, 16. A população cobra mais segurança no local e celeridade no processo de realocação para moradores que ainda residem nas proximidades das minas da Braskem. Os manifestantes são, em maioria, moradores da Rua Marquês de Abrantes, do Flexal de Cima e do Flexal de Baixo.
Veja o vídeo:
Pneus, troncos de árvore e pedaços de madeira foram colocados atravessados no final da Ladeira Professor Benedito Silva, próximo ao riacho, para impedir a passagem de veículos. Logo depois, os manifestantes atearam fogo. Alguns motociclistas ainda se arriscaram pelas margens da pista e passaram próximos aos pneus incendiados.
(Crédito: Williamis Tavares/TV Pajuçara)
“O pessoal quer realocação e indenização justa. Falta água, há vazamento de água, falta segurança… Um rapaz levou dois tiros ontem na Praça Lucena Maranhão após assalto. Queremos mais segurança também! O pessoal quer mais respeito, é o mínimo”, disse Roger, um dos manifestantes, em entrevista à Rádio Pajuçara FM.
“Aqui você não tem nada mais, não tem mini pronto-socorro, não tem escola, para você comprar um pão, você tem que ir para Chã de Bebedouro ou Chã da Jaqueira… Queremos que cheguem o gerenciamento de crises da PM, a prefeitura, o estado, e todas as autoridades para resolverem o problema da gente. Até agora o povo não foi atendido”, continuou a reclamar o morador.
(Crédito: Williamis Tavares/TV Pajuçara)
A Polícia Militar está no local e acompanha o ato pacífico. O setor de Gerenciamento de Crises da instituição foi acionado para negociar com os manifestantes a liberação da via.
Os condutores que estão vindo de Chã de Bebedouro estão sendo orientados a optarem por outro trajeto para fugir do congestionamento. Não há previsão de término do protesto.