spot_img
HomeNordestePrevisão aponta chuvas dentro da média histórica na Paraíba no primeiro trimestre...

Previsão aponta chuvas dentro da média histórica na Paraíba no primeiro trimestre de 2024

As chuvas no primeiro trimestre de 2024 na Paraíba devem variar entre a apresentação normal para o período e acima da média histórica em algumas localidades. A previsão é da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que divulgou o prognóstico nesta quinta-feira (23).

De acordo com o Prognóstico Climático elaborado pela Aesa, a tendência é de os índices tenham uma em até 25% para mais ou para menos em relação à média.

No Alto Sertão a média do trimestre é 480,3 milímetros, e a quantidade esperada pode ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. Já no Sertão a climatologia do período é de 385 milímetros, podendo ficar entre 360,2 e 600,4 milímetros. A previsão para o Cariri/Curimataú no período de janeiro a março do próximo ano é de 204 milímetros, podendo ficar entre 153 e 255.

As demais regiões do Estado (Litoral, Brejo e Agreste) permanecem fora do seu período mais chuvoso, o qual concentra-se entre os meses de abril e julho. Mesmo assim, as condições oceanoatmosféricos, segundo a Aesa, refletem para que devam ser registrados índices pluviométricos acima da média histórica.

A Aesa estima que a média do Litoral será de 354,0 milímetros, podendo variar entre 265,5 e 442,5 milímetros. No Brejo, a climatologia do período é de 276,1 milímetros, mas a quantidade esperada pode ficar entre 207,1 e 345,2 milímetros. O Agreste será a região com menos chuva na Paraíba, com uma previsão de 198,0 milímetros, podendo ficar entre 148,5 e 247,5 milímetros.

A previsão foi elaborada em conjunto com meteorologistas de várias estados e técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).



Fonte: Portal Nordeste

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias