A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta terça-feira (10), um evento para comemorar o primeiro aniversário da Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque). A solenidade, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Trapiche da Barra, foi marcada por homenagens a veteranos e a policiais militares que se destacaram nas atividades operacionais e…
A Polícia Militar de Alagoas realizou, na manhã desta terça-feira (10), um evento para comemorar o primeiro aniversário da Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque). A solenidade, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Trapiche da Barra, foi marcada por homenagens a veteranos e a policiais militares que se destacaram nas atividades operacionais e administrativas da unidade especializada.
O sargento da reserva remunerada, Joatas Mendes, que integrou o antigo Pelotão de Choque, após curso de formação no ano de 1983, foi o veterano homenageado com o rito da continência militar conduzido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. No discurso, o oficial destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Choque.
“Temos uma tropa especializada e totalmente pronta para atuar nas situações mais exigentes. O efetivo que compõe nossa Companhia de Choque merece todas as homenagens nesta data, por sua dedicação, profissionalismo e serviço prestado com grande excelência”, ressaltou Amorim.
Entre os policiais militares homenageados, na esfera administrativa, estiveram os sargentos Alisson de Lima, Antônio Graciliano, Ademar Mesquita, Thacyane Torres, Andrews Barros, Thiago Mendonça, Arthur Acioli e Emerson Santos. No destaque operacional, foram homenageados o sargento Rogério Matos, o cabo Arthur Laercio e os soldados Thiago Roque e Diogo Torreão. Autoridades presentes no evento e militares que contribuíram para o engrandecimento da CPChoque também foram agraciados.
Um dos homenageados, sargento Matos, possui 22 anos de Corporação e integrava o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) há mais de dez anos, quando foi encaminhado, com o desmembramento, para a Companhia de Choque.
“Este é um momento de muita satisfação, pois percebemos o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da carreira. É uma homenagem que representa muito para mim, que tenho grande paixão pela minha Unidade, local onde fiz grandes amigos com quem divido a nobre missão de proteger a sociedade”, frisou o sargento.
A solenidade contou ainda com as presenças do comandante de Policiamento da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão; do diretor de Logística, coronel Thulio Emery; da diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; além de oficiais e praças convidados.
A CPChoque
A Unidade especializada foi criada no ano de 1976, por meio do Pelotão de Choque, sendo transformada no Bope anos depois. Por um período, ficou conhecida como Base Pantera, quando se tornou a 5ª Companhia de Policiamento de Choque nas dependências do 1º Batalhão. Há um ano, por força do Decreto nº 93.446, de 4 de setembro de 2023, houve o desmembramento entre Bope e Choque, renascendo, assim, a atual Companhia de Policiamento de Choque. Atualmente, ela é comandada pelo capitão Fillipe Almeida.
O Choque é uma ferramenta estratégica na estrutura da Segurança Pública de Alagoas, caracterizado como uma barreira intransponível de força que garante a ordem pública e a paz social, atuando em missões de controle de distúrbios civis; ações e operações de polícia de choque; operações com cães; ações de choque em eventos desportivos; intervenções em estabelecimentos prisionais rebelados; e atuação na preservação e restauração da ordem pública.