Planejamento prevê a implementação da medida a partir do pleito de outubro
A Polícia Militar de Alagoas e o Tribunal Regional Eleitoral deram início, na manhã desta quinta-feira (25), à capacitação do efetivo policial na produção do termo circunstanciado de ocorrências (TCO) para crimes eleitorais. O primeiro ciclo de instruções aconteceu na sede do TRE-AL, no bairro Farol.
O evento reuniu oficiais e praças responsáveis pela montagem do cronograma e o compartilhamento de instruções junto ao efetivo. A instrução contou com dois momentos, sendo um teórico e outro prático.
A parte teórica foi ministrada pelo delegado da Polícia Federal, Polybio Brandão, que palestrou sobre a relação entre a polícia e o processo eleitoral. Já a parte prática foi explanada pelo servidor Alex Flávio, que exemplificou como funciona a alimentação do Processo Judicial Eletrônico (PJE).
A abertura foi feita pelo tenente-coronel Paulo Eugênio. Em sua fala, o oficial destacou a confiança dada à corporação na execução do projeto. “Desde a reimplantação do TCO pela PM, estamos nos tornando referência no país inteiro. Esse novo passo dado é reflexo da confiança e da excelência do trabalho desenvolvido. As eleições são um momento de grande mobilização social, e a possibilidade da PM lavrar o TCO ajudará na prevenção dos crimes eleitorais, especialmente no interior”, destacou o chefe da 2ª Seção.
O Tribunal Regional Eleitoral foi representado pelo servidor Lucas Cavalcanti, membro da escola judiciária eleitoral.
Fonte: Secom Alagoas