As equipes de fiscalização da concessionária Águas do Sertão, em parceria com o Governo de Alagoas, têm intensificado o combate às fraudes nas ligações de água. As últimas operações realizadas em Maravilha, Ouro Branco e São Miguel dos Campos revelaram novos casos de apropriação indevida dos recursos hídricos.
Durante uma ação entre as cidades de Maravilha e Ouro Branco, com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, foi identificado um furto de água em um antigo motel desativado. O local servia para encher irregularmente uma cisterna, que depois comercializava a água clandestinamente por meio da venda de caminhões-pipa. Equipes da concessionária estimam que o desvio de água somava cerca de 140 mil litros diários, um volume que poderia abastecer, aproximadamente, 1.400 pessoas. As investigações seguem para encontrar os responsáveis pelo sistema crimonoso de venda ilegal de água.
Em São Miguel dos Campos, a situação é igualmente preocupante. De acordo com os dados obtidos pela equipe operacional que atua no município, foram registradas 46 fraudes em diferentes residências. No bairro Canabrava, foram detectadas irregularidades em oito casas, totalizando um desvio de 3.700 litros por dia, o que representa um consumo mensal estimado de mais de 100 mil litros.
De acordo com o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, a parceria entre o Governo de Alagoas e a Águas do Sertão é fundamental para a proteção dos recursos hídricos do estado. “A união de esforços do poder público com a iniciativa privada reflete nosso compromisso com a gestão responsável da água, um bem essencial para todos os alagoanos. As ações de fiscalização e combate às fraudes são essenciais para garantir que a água chegue de forma justa e eficiente a cada cidadão, preservando este recurso vital e evitando desperdícios que afetam nossa população”, destacou o secretário.
Segundo o gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, Heron Lima, operações como estas serão ainda mais frequentes ano que vem. “A água é um bem público, e fraudes gravíssimas como essas prejudicam não apenas o abastecimento, mas também penalizam a todos. A legislação brasileira considera o desvio de água um crime, com penas que vão de 1 a 4 anos de reclusão”, explica Heron.
A concessionária reforça a necessidade de colaboração da população para identificar e denunciar irregularidades. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, fortalecendo a luta contra essas práticas ilegais. Para reportar qualquer suspeita, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 000 2122, disponível também via WhatsApp, ou pelo aplicativo da concessionária, disponível para Android e IOS.
Operação de combate a perdas
Além do trabalho independente da empresa no combate a perdas nas cidades que atua, o Governo de Alagoas investiu R$ 71 milhões para a intensificação dos trabalhos no Sertão de Alagoas, especialmente na região da Bacia Leiteira. Esta ação faz parte do programa Mais Água Alagoas, que visa combater o desperdício de água e aprimorar a eficiência do abastecimento, em busca da universalização do serviço.
O contrato de concessão do Governo de Alagoas para a Águas do Sertão estabelece que, até 2027, todos os municípios atendidos pela empresa devam ser 100% abastecidos de água potável, tanto nas áreas urbanas quanto em zonas rurais e povoados.