A Operação Verão, desencadeada pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), resultou na apreensão de mais de 50 embarcações durante os últimos dois meses. Durante ação, que teve início em dezembro e se encerrou nesta sexta-feira, 1º, foram inspecionadas 13.852 embarcações. Destas, 511 receberam notificação para comparecimento dos condutores, 52 foram apreendidas e foram instaurados…
A Operação Verão, desencadeada pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), resultou na apreensão de mais de 50 embarcações durante os últimos dois meses.
Durante ação, que teve início em dezembro e se encerrou nesta sexta-feira, 1º, foram inspecionadas 13.852 embarcações. Destas, 511 receberam notificação para comparecimento dos condutores, 52 foram apreendidas e foram instaurados cinco inquéritos administrativos.
Além disso, foram realizadas 15 visitas e 15 palestras com 288 ouvintes nas marinas, colônias de pescadores, associações de embarcações e nas praias. Participaram desta operação, 130 militares da CPAL, com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, que atuaram em ações de fiscalização no mar e águas interiores de Alagoas.
A operação visava fiscalizar o tráfego aquaviário e de conscientização de condutores epassageiros quanto à segurança da navegação e à prevenção da poluição ambiental no litoral e nas águas interiores do estado.
Segundo a CPAL, as infrações mais observadas foram condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros) e excesso de lotação da embarcação.
Embora as inspeções navais sejam intensificadas durante a Operação Verão, a CPAL explica que as ações educativas e fiscalizatórias não se limitam a esse período, sendo realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.