A Policia Civil de Alagoas participou nessa segunda-feira (11) da operação “Falsum Auxiliu”, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso nesta que visou desarticular uma organização criminosa que atuava de forma interestadual, praticando estelionatos em caixas eletrônicos, tendo como principais vítimas pessoas idosas. O trabalho local foi coordenado pelo delegado Thales Araújo, da Diretoria de…
A Policia Civil de Alagoas participou nessa segunda-feira (11) da operação “Falsum Auxiliu”, deflagrada pela Polícia Civil do Mato Grosso nesta que visou desarticular uma organização criminosa que atuava de forma interestadual, praticando estelionatos em caixas eletrônicos, tendo como principais vítimas pessoas idosas.
O trabalho local foi coordenado pelo delegado Thales Araújo, da Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL), que já vinha investigando o grupo criminoso, após ter sido identificado que os golpistas haviam praticando crimes similares, na cidade de Maceió entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
A medida em que as investigações avançavam foi comprovado que os investigados praticaram os mesmos crimes em outros Estados da federação.
Os criminosos são reincidentes neste tipo de golpe, tendo sido presos anteriormente nos Estados do Piauí e Maranhão, não só pelo crime de estelionato por meio de fraude eletrônica (também direcionado a vítima idosa), como pelo crime de furto qualificado por meio de arrombamento de caixa eletrônico.
A Polícia Civil do Mato Grosso foi a autora da operação, e contou com o apoio das polícias de Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Os mandados, sendo três de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, foram cumpridos nas cidades de Parnamirim (RN), São José do Mipibu (RN) e Guarabira (PB). Até o momento, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, cartões e dois veículos. Dois alvos da operação foram presos e um ainda está foragido.