Um incêndio em um ônibus na Tailândia matou diversas pessoas nesta terça-feira (1º) após um pneu furado fazer o veículo colidir com uma barreira, afirmou um socorrista a uma emissora local. Os tanques de combustível com gás natural teriam provocado o fogo.
Ainda não há informações precisas sobre o número de vítimas, mas, de acordo com o ministro dos Transportes, Suriya Juangroongruangkit, 19 dos 44 passageiros —38 crianças e seis professores— foram resgatados. Em uma visita ao local na qual falou com a imprensa, ele disse ainda que não há informações sobre as outras 25 pessoas.
Segundo a primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, o ônibus transportava estudantes da província de Uthai Thani, no norte, para a região de Bangcoc, em uma viagem escolar. “Como mãe, gostaria de enviar meus sinceros pêsames às famílias dos feridos e mortos”, escreveu Shinawatra na rede social X.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram enormes chamas no ônibus em uma estrada movimentada que liga a capital aos subúrbios do norte. Os bombeiros conseguiram controlar o fogo e precisaram aguardar o resfriamento do ônibus antes do início da operação para recuperar os corpos.
A Tailândia tem um dos piores balanços na área de segurança rodoviária do mundo. Veículos sem manutenção e a direção imprudente contribuem para um elevado número de mortes todos os anos.