Um segundo grupo formado por 48 brasileiros e familiares que aguardava resgate na Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (11) em mais uma operação de repatriação do governo federal.
A maior parte do grupo é formada por crianças e mulheres. Dos 48 repatriados, 36 são menores de idade, 17 mulheres —duas delas idosas— e quatro homens.
O governo Lula (PT) queria resgatar 102 pessoas em Gaza, mas 24 delas —incluindo sete brasileiros-palestinos— não tiveram autorização de Israel para deixar o local. O Itamaraty ainda não sabe o motivo do impedimento.
Das 78 pessoas incluídas na lista, 47 efetivamente cruzaram a fronteira com o Egito, sendo 11 com nacionalidade brasileira-palestina e 36 palestina. Uma jovem de 22 anos que já estava no Egito se juntou ao grupo e conseguiu embarcar com os irmãos no voo brasileiro.
A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB 2902) decolou neste domingo (10) do Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, às 14h03 no horário de Brasília (19h03 no horário local).
O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousou às 3h47 na base Aérea de Brasília. Os repatriados serão divididos entre o Hotel de Trânsito da FAB e o Batalhão da Guarda Presidencial.
Este é o segundo grupo resgatado pelo Brasil na Faixa de Gaza. Em 13 de novembro, o presidente Lula (PT) e uma comitiva de ministros receberam 32 brasileiros e palestinos.
Desde 10 de outubro, mais de 1.500 brasileiros e familiares foram retirados pelo governo brasileiro da região do conflito.