Um homem que afirmou ter sido ameaçado tentou neste domingo (8) desviar um voo doméstico do México para os Estados Unidos, mas foi contido e a aeronave fez um pouso de emergência, informaram as autoridades.
O avião, um Airbus A320, havia partido às 7h17, no horário local, da cidade mexicana de León, no estado de Guanajuato, com destino a Tijuana. Cerca de 45 minutos após a decolagem, teve que fazer um pouso de emergência no aeroporto de Guadalajara.
“Um indivíduo agrediu uma comissária de bordo e tentou entrar na cabine dos pilotos para desviar o voo para os Estados Unidos”, detalhou a Secretaria de Segurança em um comunicado.
A tripulação conseguiu, no entanto, conter o homem e emitiu um código de alerta para pousar no aeroporto internacional de Guadalajara.
Segundo a empresa aérea Volaris, “o agressor comentou que um parente próximo havia sido sequestrado e, no momento da decolagem de León, recebeu uma mensagem de morte caso viajasse para Tijuana”, acrescentou o relatório.
O indivíduo, que seria de Pénjamo, Guanajuato, viajava com sua esposa e dois filhos menores de idade, de acordo com as autoridades.
Uma vez em terra, “elementos da Guarda Nacional detiveram Mario ‘N’, de 31 anos, de nacionalidade mexicana”, acrescentou a dependência, que por lei mantém em reserva os nomes dos detidos.
“Hoje enfrentamos uma situação excepcional no voo 3041 da Volaris (…) Agradecemos aos clientes a bordo por sua compostura e apoio e pedimos desculpas pelo ocorrido.”, informou por sua vez na rede social X Enrique Beltranena, diretor executivo da companhia aérea.
Após a captura de Mario “N”, o voo retomou sua rota em direção à cidade de Tijuana, fronteiriça com a cidade americana de San Diego, acrescentou a autoridade de segurança.
Nem as autoridades nem a companhia aérea detalharam o número de passageiros a bordo da aeronave.
Segundo o jornal Reforma, quando Mario ‘N’ estava sendo conduzido em um veículo da Guarda Nacional para ser apresentado ao Ministério Público, ele se lançou sobre o motorista, provocando um pequeno incidente.
Guanajuato é um dos estados mais afetados pela violência ligada ao crime organizado, que diversificou suas atividades para a extorsão e o sequestro.