spot_img
HomeMaceióMenino de um ano morre em Maceió vítima de meningite bacteriana

Menino de um ano morre em Maceió vítima de meningite bacteriana

Um menino de apenas um ano morreu, nessa sexta-feira (06), em Maceió, vítima de meningite bacteriana. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a criança deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi diagnosticada com meningite bacteriana, causada pelo pneumococo. 

“Ela havia sido imunizada com a vacina Pneumo 10, que é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e recebeu todo suporte, ao ser atendida no HGE, mas não resistiu”, informou a pasta.

Conforme a Sesau, em casos de infecção por pneumococo, não é necessário realizar quimioprofilaxia, uma vez que se trata de uma bactéria que não requer esse tipo de medida de controle.

A morte da criança não foi causada pela meningite meningocócica, um tipo mais grave da doença, que já vitimou cinco pessoas somente este ano, na capital alagoana.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), só no ano de 2024, Maceió registrou 116 casos suspeitos de meningite meningocócica, sendo 26 casos confirmados, 29 em investigação, 60 descartados e 1 em evasão.

“Ainda em 2024, foram registrados  91 casos suspeitos, 57 descartados, 18 confirmados e 16 em investigação por outro tipo de meningite. Em relação aos óbitos em 2024, a capital contabiliza 5 mortes pela doença meningocócica e 8 óbitos de forma geral, que inclui os demais tipos de meningite. Já em 2023, foram 233 casos suspeitos, 158 descartados e 75 confirmados por outros tipos de meningite. Destes confirmados, 30 por doença meningocócica e 9 óbitos de forma geral”, informa a SMS. 

Vacinas disponíveis no SUS

Meningocócica ACWY – Também conhecida como vacina meningocócica conjugada quadrivalente, esta vacina é oferecida em dose única para adolescentes de 11 e 12 anos.
 
Meningocócica C – Esta vacina é oferecida exclusivamente na rede pública de saúde, e o esquema vacinal é: 1ª dose aos 3 meses de idade, 2ª dose aos 5 meses de idade e reforço aos 12 meses de idade. Adolescentes e adultos que nunca tomaram a vacina podem se vacinar a qualquer momento.
 
Pneumocócica 10-valente (Conjugada) – Esta vacina previne contra a meningite provocada por 10 sorotipos da bactéria S. pneumoniae, também conhecida como pneumococo. É administrada no SUS e recomendada para crianças a partir de 2 meses e menores de 5 anos.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias