Dados divulgados pelo setor de estatística e análise criminal da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) mostram um aumento expressivo nas apreensões de drogas no estado no primeiro semestre de 2024. Entre janeiro e junho, foram recolhidos mais de meia tonelada (592,74 kg) de entorpecentes, o que representa uma média mensal de aproximadamente 98 quilos. A…
Dados divulgados pelo setor de estatística e análise criminal da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) mostram um aumento expressivo nas apreensões de drogas no estado no primeiro semestre de 2024. Entre janeiro e junho, foram recolhidos mais de meia tonelada (592,74 kg) de entorpecentes, o que representa uma média mensal de aproximadamente 98 quilos.
A maconha foi o tipo de droga mais apreendido, totalizando cerca de 374 quilos, ou cerca de 63% do total. A cocaína, incluindo pasta base, somou mais de 197 quilos, refletindo um aumento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior. As drogas sintéticas também apresentaram um aumento significativo, com um crescimento de 238%, passando de 255 gramas para 864 gramas.
O Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM) destacou-se com um aumento percentual notável de quase 700% na quantidade de drogas apreendidas, subindo de 24,5 quilos para mais de 195 quilos. O coronel Marlon Araújo, comandante do CPRN-ZM, atribui esses resultados ao esforço contínuo da equipe, à implementação de novas tecnologias e à colaboração com outros órgãos de segurança pública.
O Comando de Policiamento do Sertão (CPRS) registrou um aumento de 78% nas ocorrências de apreensão de drogas, com um total de 136 casos no primeiro semestre. Já o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) manteve a maior concentração de ocorrências, com mais de 267 quilos de drogas apreendidos em 547 casos.
A participação da população tem sido crucial, com um aumento de 21,5% nas ações de apreensão de armas de fogo, totalizando 1220 registros. O período noturno continua a concentrar a maior parte das apreensões, com 45% do total, e os finais de semana são os momentos de maior atividade, com 306 quilos de drogas apreendidos entre as sextas-feiras e domingos.
Em janeiro, a PM-AL registrou o maior volume de drogas apreendidas e o maior aumento percentual em relação a 2023, com 77% e mais de 232 quilos.