Provas serão aplicadas nesta terça (12) e quarta (13) nos presídios de todo o Brasil. Número de inscritos no RN é menor do que o do ano passado.
Mais de 1,2 mil (1.233, ao todo) presos do Rio Grande do Norte vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), que acontecem nesta terça (12) e quarta-feira (13) nas unidades prisionais de todo o Brasil.
Os dados são da Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP), pasta responsável pela inscrição dos candidatos no Rio Grande do Norte. As provas serão aplicadas nos próprios presídios.
O número é menor do que o do ano passado, quando o RN teve 1.378 presos concorrendo ao Enem PPL.
Esse número faz parte do total de 82.053 inscritos em todo o território nacional, incluindo as pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade ou socioeducativa.
Além do sistema prisional, a SEAP conseguiu incluir pela primeira vez os reeducandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Macau (APAC) nesta edição do Enem PPL.
O ambiente dos estabelecimentos prisionais foi preparado para oferecer um espaço adequado e seguro para a realização do exame pela pasta.
De acordo com a Seap, várias unidades do RN realizaram aulões preparatórios para as provas, inclusive com a participação de policiais penais como voluntários.
Provas
No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Técnicas. As provas serão aplicadas no horário vespertino.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 16 de janeiro do próximo ano.
Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em instituições de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), concorrer a bolsas do Programa Universidade Para Todos (PROUNI) e acesso a programas governamentais.
Fonte: g1 RN