Ao contrário do que muitos acreditam, Maceió registra um aumento nos casos de dengue e a incidência de casos já é 73% maior do que no ano passado. A informação, divulgada nesta quarta-feira (20), é da coordenadora de Epidemiologia de Maceió, Júlia Oliveira, e foi compartilhada durante reunião com gestores na sede da Prefeitura, em Jaraguá, na tarde dessa terça-feira (19).
Na reunião, a técnica falou sobre os cenários da dengue no Brasil, em Alagoas e em Maceió, dando destaque ao crescimento de casos que foi observado na capital. “Em 2023 registramos 294 casos e em 2024 já registramos 511 casos, o que representa um aumento de 73% em relação ao ano passado. Estamos constantemente fazendo projeção de casos para planejar nossas ações de prevenção e controle”, disse.
Com o aumento dos casos, uma força-tarefa está sendo montada para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A 4ª edição da campanha “Maceió Unida Contra a Dengue” será coordenada pela pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas vai contar com diversas pastas e órgãos municipais.
“Estamos acompanhando o cenário da nossa cidade com nossos técnicos da epidemiologia e nesse momento precisamos do engajamento das outras pastas nesta força tarefa”, destacou Luiz Romero Farias, secretário de Saúde de Maceió.
Durante a reunião também foi apresentado um plano de ação para a campanha, que envolve estratégias integradas de vigilância epidemiológicas, manejo de vetores e atenção ao paciente. “Nosso objetivo é eliminar os focos e educar a população, principalmente em ambientes onde há grande oferta de criadouros, como residências, prédios comerciais, prédios públicos, cemitérios, construções, borracharias, entre outros”, destaca Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, da SMS.
A subsecretaria de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, também destacou que o momento é de união. “Por isso, precisamos da contribuição de todos, em diversas frentes, com fiscalização em mercado, terrenos baldios, recolhimento de entulhos, além de alertar, orientar, promover medidas de prevenção, pois só com o trabalho integrado entre Prefeitura e a comunidade, conseguiremos combater a proliferação do mosquito”.
Disque Dengue – Para denunciar focos e áreas com potencial para proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, a SMS disponibiliza o número 3312-5495. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.