O chefe da ala militar do Hamas, Mohammed Deif, foi morto em um ataque aéreo israelense em Gaza no mês passado, disse o exército israelense nesta quinta-feira (1º), um dia depois que o líder político do grupo foi assassinado em Teerã.
“O IDF (Forças de Defesa de Israel) anuncia que em 13 de julho de 2024, caças do IDF atacaram na área de Khan Yunis, e após uma avaliação de inteligência, pode ser confirmado que Mohammed Deif foi eliminado no ataque”, disse o exército.
O Hamas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o anúncio israelense, que ocorreu enquanto multidões se reuniam em Teerã para o cortejo fúnebre do líder do Hamas Ismail Haniyeh.
Deif é considerado um dos mentores do ataque do Hamas em 7 de outubro ao sul de Israel, que desencadeou a guerra em Gaza, agora em seu 300º dia.
Uma das figuras mais dominantes do Hamas, Deif ascendeu nas fileiras do grupo ao longo de 30 anos, desenvolvendo sua rede de túneis e sua expertise em fabricação de bombas.
Ele liderou a lista de mais procurados de Israel por décadas, sendo pessoalmente responsável pelas mortes de dezenas de israelenses em atentados suicidas.