Ao menos 29 pessoas morreram nesta terça-feira (2) em um incêndio no porão de um prédio residencial localizado no centro Istambul, na Turquia. O incidente atingiu a boate Masquerade durante obras de reforma diurnas.
O incêndio começou às 12h47 (06h47 no horário de Brasília), segundo o governador de Istambul, Davut Gül. As chamas se espalharam rapidamente e cercaram os moradores de todos os 16 andares do prédio com uma espessa fumaça preta.
Os serviços de emergência foram mobilizados e cerca de 20 ambulâncias e caminhões de bombeiros foram direcionados para o local, bloqueando o trânsito e os pedestres. Além dos mortos há um ferido que permanece internado em estado grave.
“Foi aberta uma investigação após o incêndio ocorrido em Gayrettepe, no bairro de Besiktas, em Istambul”, anunciou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, na rede social X.
Segundo Davut Gül, os trabalhadores que se encontravam no local acabaram morrendo. O governador também anunciou para os repórteres presentes que “foram emitidos cinco mandados de prisão”, incluindo contra o chefe e o gerente da boate.
As imagens mostraram fumaça branca e preta saindo do porão e chamas subindo até o terceiro andar do prédio. Os corredores que levam à entrada do clube ficaram completamente carbonizados.
O “Club Masquerade”, estabelecimento próximo ao bairro Gayrettepe, conta com vários palcos e recebe shows ao vivo. A casa recebeu licença em 1987 e teve a documentação renovada em 2018, disse o governador Davut Gül.