Um homem foi baleado na madrugada desta terça-feira (23), no bairro da Chã da Jaqueira, em Maceió, depois de denunciar uma suposta abordagem truculenta da Polícia Militar (PM).
O homem, alvejado por vários disparos de arma de fogo, foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche de Barra, onde passou por procedimento cirúrgico. O caso está sendo acompanhado pela Comissão dos Direitos Humanos, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL).
“Os advogados da vítima entraram em contato com a comissão preocupados com a integridade física do cliente. Estávamos nos encaminhando para uma reunião, quando fomos surpreendidos com a notícia de que ele tinha sido baleado”, informou o representante da Comissão, Matheus Vasconcelos, em entrevista ao vivo, à TV Pajuçara, na tarde desta terça-feira.
Segundo o advogado, a vítima dos disparos denunciou perseguições desde que tornou pública a abordagem truculenta dos policiais. “Depois da abordagem gravada, também ocorreu uma abordagem no domingo e uma perseguição na segunda. A esposa da vítima acredita que sejam os mesmos policiais”, relata. Reveja o vídeo da denúncia:
Antes de entrar no hospital, conforme o representante da Comissão, a vítima disse que os tiros foram efetuados por uma pessoa encapuzada. O estado de saúde dele não foi oficialmente divulgado, mas, conforme o advogado, é considerado estável.
“Ele fez uma intervenção, provavelmente foi uma bala que ficou alojada no estômago, precisou passar por essa intervenção na madrugada, mas segundo a assistente social, ele já se encontra estável, bem e falando. Está em observação para que não ocorra nenhum problema no pós-cirúrgico.
Entenda o caso – Um homem que não quis se identificar divulgou vídeos onde denunciou uma suposta ação truculenta de policiais militares durante uma abordagem no bairro da Chã da Jaqueira, na parte alta de Maceió. Câmeras de segurança mostram a ação policial que aconteceu na última quarta-feira (17). Os policiais teriam ameaçado o homem de morte, e agredido a esposa e o filho dele, de 16 anos.
As imagens mostram três agentes que seriam do 4º Batalhão realizando uma abordagem em frente à casa da vítima. Quatro pessoas estão na porta de casa, uma delas aponta o celular para os policiais. Neste momento, um PM está dando o golpe “mata leão” no homem, enquanto os familiares reagem, tentando impedir. Ele é colocado no chão e algemado, depois levado para a parte de trás da viatura. Veja abaixo:
O motivo da “batida” policial – Ao TNH1, o homem contou, na semana passada, que a polícia chegou até ele por causa de uma denúncia de que estaria portando uma arma de fogo. Ele acabou sendo preso por desobediência e levado à Central de Flagrantes, no bairro do Tabuleiro do Martins.