Atual campeão do Mundial de Clubes, da Champions League, da Premier League e da Copa da Inglaterra fala sobre comandar uma seleção no futuro
Campeão de tudo por clubes e um dos técnicos mais renomados da história do futebol, Pep Guardiola tem sede para mais conquistas no esporte. Em entrevista à ‘ESPN’, o treinador do Manchester City revelou a vontade de disputar a Copa do Mundo comandando uma seleção.
“Não sei quem me quer. Para trabalhar em uma seleção, eles precisam te querer, como nos clubes. Não sei quando, daqui a 5, 10 ou 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa do Mundo como técnico”, comentou.
Guardiola tem contrato com o Manchester City até junho de 2025. O catalão comanda os Sky Blues desde a temporada 2016/17. Ele vive o seu melhor momento pelo clube inglês: ostenta o posto de atual campeão do Mundial de Clubes, da Champions League, da Premier League, da Supercopa da UEFA e da Copa da Inglaterra.
O treinador também defendeu Erling Haaland, artilheiro do City, de críticas. Na entrevista, Guardiola destacou a pressão vivida pelos atletas no dia a dia e utilizou craques do futebol brasileiro para ressaltar que as cobranças podem ser exacerbadas.
“Não é exclusividade de Haaland ou Guardiola. É assim. Eles estão esperando que eu não marque 56 gols. Estão esperando que falhe. Sempre foi assim. Com Pelé, Romário, Ronaldo, Rivaldo, Neymar… Com todos. Se você quiser lutar contra isso, está perdido. A questão é dizer: ‘Quando o árbitro apita, eu jogo, você não. Agora vou provar que você está errado, e eu estou certo’”, avaliou.
O Manchester City ocupa a vice-liderança da Premier League, com 56 pontos. Com uma rodada a mais, o Liverpool, primeiro colocado da competição, soma 60 pontos. Na Champions League, a equipe de Guardiola encaminhou a classificação às quartas com vitória sobre o Copenhague, no jogo de ida das oitavas, por 3 a 1.