spot_img
HomeMundoGrécia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo - 15/02/2024 - Mundo

Grécia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo – 15/02/2024 – Mundo

A Grécia aprovou nesta quinta-feira (15) uma lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma vitória histórica para a comunidade LGBTQIA+ no país conservador. Além disso, casais homoafetivos agora também têm o direito de adotar crianças.

Mais cedo, o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, já havia instado o Parlamento a “dizer sim à igualdade” e aprovar o projeto de lei. Com o voto favorável, a Grécia se tornou um dos primeiros países cristãos ortodoxos a permitir uniões entre pessoas do mesmo sexo.

“Para todo cidadão democrático, hoje é um dia de alegria. A partir de amanhã, uma barreira será removida”, disse Mitsotakis em um discurso aos parlamentares.

Em janeiro, Mitsotakis havia dito que o projeto de reforma não tem como objetivo ser revolucionário, mas sim alinhar a Grécia a outros países da União Europeia, aderindo a uma estratégia do bloco que estabelece metas para os direitos LGBT+ no período entre 2020 e 2025.

Pesquisas antes da votação mostraram que os gregos estavam divididos sobre a questão. A poderosa Igreja Ortodoxa, que considera a homossexualidade um pecado, opôs-se fortemente, enquanto muitos na comunidade LGBT+ diziam acreditar que a lei não avança o suficiente.

Por exemplo, o texto não revoga obstáculos para casais homoafetivos no uso de métodos de reprodução assistida. Gravidez por meio de barriga de aluguel também não será estendida a indivíduos LGBT, embora o projeto de lei reconheça crianças já nascidas por esse método no exterior.

O Elliniki Lysi, um dos três partidos de ultradireita representados no Parlamento, disse que o projeto de lei é “anticristão” e prejudica os interesses nacionais.

Grupos LGBTQIA+ têm lutado por reformas há décadas. Em 2008, um casal lésbico e um casal gay desafiaram a lei e se casaram em uma pequena ilha grega, mas os matrimônios foram posteriormente anulados pela Justiça.

Desde então, a Grécia aprovou reformas, como a que permite a parceria civil entre casais do mesmo sexo, em 2015, e o reconhecimento legal da identidade de gênero, em 2017. Há dois anos, proibiu a terapia de conversão para menores com o objetivo de suprimir a orientação sexual de uma pessoa.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias