spot_img
HomeMaceióGovernador determina elaboração de projeto para garantir segurança em via na Serra...

Governador determina elaboração de projeto para garantir segurança em via na Serra da Barriga

Paulo Dantas determinou, nesta segunda-feira (25), que a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Prefeitura de União dos Palmares, faça uma nova avaliação da via que leva à Serra da Barriga e elabore um projeto para garantir mais segurança aos usuários.  

A determinação foi feita na manhã desta segunda-feira, durante visita a União dos Palmares,  para acompanhar de perto os trabalhos de assistência aos familiares e vítimas do acidente com um ônibus na Serra da Barriga, ocorrido na tarde de domingo (24).

Acompanhado de secretários estaduais, ele sobrevoou de helicóptero a área onde ocorreu o acidente. Ainda no domingo, o governador decretou luto oficial de três dias em Alagoas, cancelou a agenda de eventos oficiais e determinou que todo o esforço do Governo do Estado fosse concentrado na assistência às vítimas e aos familiares delas.

Após o sobrevoo, Paulo foi até o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares. A unidade, que faz parte da rede estadual de Saúde, recebeu as vítimas do acidente, considerado umas das maiores tragédias de trânsito já registradas em Alagoas. O ônibus transportava 48 pessoas para o evento “Pôr do Sol na Serra”, promovido pelo município, quando saiu da via e caiu numa ribanceira.

No auditório do HRM, Paulo Dantas; o prefeito de União dos Palmares, Areski de Freiras; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Verçosa; o delegado de Polícia Civil, Guilherme Yustem; e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda; dentre outras autoridades, participaram de uma coletiva de imprensa.

“O Governo de Alagoas, trabalhando em conjunto com a Prefeitura de União dos Palmares, agiu rapidamente para evitarmos mais mortes e salvarmos mais vidas. Quero parabenizar a todos os profissionais de saúde que se dedicaram e vêm se dedicando para restabelecermos a saúde de todas as vítimas e de todos aqueles que ainda estão internados”, disse o govenador.

O inquérito que apura a tragédia está sendo conduzido pelo delegado Guilherme Yustem. Após o trabalho da Perícia Oficial no local do acidente, ele inicia a oitiva de testemunhas e de outras pessoas envolvidas na tragédia.

“O que foi apurado até o momento é que o ônibus estava em condições de uso. Era um ônibus relativamente novo com inspeção veicular, que é obrigatório para ônibus escolares, realizada. Agora a gente depende da finalização do trabalho da perícia, que vai minuciosamente testar vários itens para avaliar se houve alguma falha técnica”, informou o delegado, acrescentando que o motorista era devidamente habilitado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros falou sobre todo o trabalho de busca e salvamento às vítimas do acidente. “Hoje às 5h30 da manhã tivemos aqui duas equipes de busca e salvamento novamente, fazendo um pente-fino para a gente encerrar a ocorrência com segurança”, informou o militar.

Atendimentos 

O HRM recebeu 31 vítimas do acidente, sendo uma já em óbito. Dez foram transferidas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Nesta segunda (25), os primeiros cinco pacientes receberam alta hospitalar do HRM e 16 permanecem internados, sendo um na UTI, um na maternidade e 14 na Ala Amarela.

Cinco foram submetidos a cirurgias geral, ortopédica e cesariana. Segundo o médico-cirurgião Jhonat Silva, todos os pacientes internados estão estáveis.

Vida

Em meio à tragédia, o milagre da vida. Grávida de 8 meses, a dona de casa Jacqueline Nunes da Silva, 33 anos, sobreviveu ao acidente e teve de ser submetida a um parto cesárea de urgência, que salvou a vida dela e do bebê Kaylan Vinícius Nunes da Silva. Os dois estão bem.

“Após o trauma, normalmente tendem a aumentar os batimentos cardíacos da criança e da mãe. E batimentos cardíacos elevados da criança é sinal de risco, então o pessoal da equipe obstétrica optou por fazer uma cesárea de emergência. Como a criança já tinha viabilidade pelo tempo gestacional, optou pelo procedimento: retirou a criança bem, com vida, e a mãe também segue bem”, contou o médico-cirurgião.

Após a coletiva, o governador Paulo Dantas visitou Jacqueline Nunes no leito. Ela contou que sobreviveu ao acidente porque, ao sair do ônibus pela janela, agarrou-se a um galho. “Ali, naquele momento, o meu pensamento só era salvar o meu filho”, disse a mãe, agradecendo toda a assistência recebida no Hospital Regional da Mata.

“Assim que eu cheguei aqui, me colocaram logo na Emergência para fazer todo o atendimento. Auscultaram o meu bebê e viram que ele não estava muito bem; não demorou nem 15 minutos e partiram logo para fazer a cesárea. Graças a Deus e a esse hospital, o meu bebê está vivo. Eles (equipe médica) foram guerreiros ontem: a todo instante, atendendo todo mundo, dando assistência”, contou Jacqueline.

“Nosso desejo é que você, seu bebê e todos aqueles que estão internados, recebam alta hospitalar, restabeleçam a saúde e sigam suas vidas. Contem conosco do Governo do Estado para o que precisarem”, finalizou o governador.

Fonte: TNH1

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias