A Federação Alagoana de Futebol (FAF) e os representantes dos clubes participantes do Campeonato Alagoano 2025 definiram, nesta sexta-feira (22), os detalhes do regulamento da competição. O encontro, realizado no auditório da OAB em Arapiraca, contou com a presença de dirigentes de CRB, CSA, ASA, CSE, Coruripe, Murici, Penedense e Igaci. O torneio será disputado…
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) e os representantes dos clubes participantes do Campeonato Alagoano 2025 definiram, nesta sexta-feira (22), os detalhes do regulamento da competição. O encontro, realizado no auditório da OAB em Arapiraca, contou com a presença de dirigentes de CRB, CSA, ASA, CSE, Coruripe, Murici, Penedense e Igaci. O torneio será disputado entre 12 de janeiro e 16 de março, conforme o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O formato do campeonato foi projetado para ser enxuto e dinâmico. Na primeira fase, as oito equipes jogarão em turno único, totalizando sete partidas para cada. Os quatro melhores avançarão às semifinais, enquanto o último colocado será rebaixado para a Segunda Divisão.
As semifinais e a grande final terão jogos de ida e volta. O cruzamento olímpico definirá os confrontos das semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), com vantagem de decidir em casa para as equipes de melhor campanha. O campeão será conhecido em uma decisão disputada também em dois jogos, com mando do segundo duelo para o time mais regular ao longo do torneio.
Além do título, estão em disputa vagas importantes: o campeão garante participação na Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste 2026, enquanto o vice-campeão assegura lugar na Copa do Brasil.
O novo formato visa aumentar a competitividade e contribuir para a preparação das equipes para os desafios do calendário nacional em 2025.