O Exército da Colômbia anunciou ter matado 15 guerrilheiros de um grupo dissidente da extinta Farc nesta quinta-feira (25), durante uma ação de combate na cidade de Argelia, localizada no sudoeste do país. A operação ainda deixou 12 integrantes da facção feridos.
A informação foi divulgada pelo próprio Exército colombiano na rede social X. Segundo a instituição, esses membros faziam parte da chamada frente Carlos Patiño, que ficou à margem das negociações de paz na última semana.
Em 16 de abril, o grupo dissidente conhecido como Estado Mayor Central (EMC) dividiu-se em dois: um bloco continuou as conversações com o governo e outro, liderado pelo codinome Iván Mordisco, se afastou.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?