spot_img
HomeMundoEUA: Nancy Pelosi lamenta saída tardia de Biden - 08/11/2024 - Mundo

EUA: Nancy Pelosi lamenta saída tardia de Biden – 08/11/2024 – Mundo

A democrata Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sugeriu que teria sido melhor para o Partido Democrata se o presidente Joe Biden tivesse abandonado a corrida presidencial mais cedo, e a legenda, organizado uma eleição primária competitiva para substituí-lo.

Em entrevista na quinta-feira (7) ao jornal The New York Times, Pelosi disse o que foi amplamente divulgado na ocasião da desistência de Biden: ela acreditava que estava implicitamente entendido que a saída do atual presidente da disputa seria seguida de uma competição interna do partido para um novo indicado, em vez de uma união em torno da vice-presidente Kamala Harris.

“Se o presidente tivesse saído mais cedo, poderia ter havido outros candidatos na corrida”, disse Pelosi em entrevista a Lulu Garcia-Navarro, apresentadora do “The Interview”, um podcast do New York Times. “A expectativa era de que, se o presidente se afastasse, haveria uma primária aberta.”

“Eu acho que ela [Kamala] teria se saído bem e ficado mais forte. Mas não sabemos. Isso não aconteceu. Nós vivemos com o que aconteceu. E devido ao apoio quase imediato do presidente [Biden] a Kamala, ficou quase impossível ter uma primária naquela época. Se tivesse sido muito antes, teria sido diferente”, disse ela. A entrevista será publicada na íntegra neste sábado (9).

Biden endossou Kamala uma hora depois de encerrar sua campanha em julho, numa decisão tomada após pressão intensa feita pelos democratas, liderada discretamente por Pelosi. Seu apoio à vice, juntamente com o endosso de muitos outros democratas, sufocou qualquer possibilidade de um desafiante aparecer. Ao longo de duas semanas, Kamala reuniu rapidamente apoio de delegados para a Convenção Nacional Democrata.

Embora alguns democratas tivessem sugerido a ideia de uma primária mais rápida, essas propostas nunca ganharam tração e não foram abraçadas pelo Comitê Nacional Democrata ou pelos delegados da convenção.

Na entrevista, Pelosi ainda fez questão de defender as conquistas legislativas da administração Biden, a maioria das quais ocorreram durante seus dois primeiros anos, quando ela era presidente da Câmara. Depois que os republicanos conquistaram o controle da Casa nas eleições de meio de mandato de 2022, ela renunciou ao cargo de liderança.

A ex-presidente, que foi eleita na terça (5) para seu 20º mandato representando São Francisco, disse na entrevista que o Partido Democrata ainda defendia os eleitores da classe trabalhadora em questões econômicas.

Ela discordou dos comentários feitos nesta semana pelo senador Bernie Sanders, progressista independente de Vermont, que sugeriu que a derrota de Kamala ocorreu em parte porque os democratas estavam muito focados em questões de identidade em detrimento das preocupações econômicas.

“Bernie Sanders não venceu”, disse Pelosi. “Com todo o respeito, e tenho muito respeito por ele, pelo que ele defende, mas não respeito ele dizendo que o Partido Democrata abandonou as famílias da classe trabalhadora.”

Ela sugeriu que questões culturais eram mais culpadas pelas perdas dos democratas entre a classe trabalhadora.

Fonte: Folha de São Paulo

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

Outras Notícias