Um navio de guerra dos Estados Unidos derrubou no Mar Vermelho um drone e um míssil balístico disparados nesta quinta-feira (28) por rebeldes huthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, anunciou o Exército americano.
Os huthis vêm atacando repetidamente navios na rota marítima vital do Mar Vermelho em apoio aos palestinos de Gaza, onde Israel luta contra o grupo Hamas.
“O USS Mason [DDG 87] derrubou no sul do Mar Vermelho um drone e um míssil balístico lançados pelos huthis”, informou o Centcom (Comando Central dos Estados Unidos). “Não houve danos a nenhum dos 18 navios na área, e não houve relatos de feridos.”
Segundo o Comando Central, essa foi a 22ª tentativa de ataque à navegação internacional pelos huthis desde meados de outubro. Os ataques ameaçam uma rota pela qual passa até 12% do comércio mundial, o que levou Washington a criar uma força naval multinacional para proteger a navegação no Mar Vermelho.
Os huthis dizem que atacam Israel e os navios ligados àquele país para pressionar pelo fim da ofensiva na Faixa de Gaza.