Polícia Federal cumpriu mandados em Alagoas durante operação contra fraudes bancárias nesta quinta-feira (05)
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (5) a fase ostensiva da Operação Cartões Gêmeos. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Arapiraca e Girau do Ponciano, em Alagoas. A ação investiga fraudes envolvendo clonagem de cartões e desvios de valores da Caixa Econômica Federal.
A investigação utilizou a base nacional de fraudes bancárias eletrônicas, mantida em parceria entre a Polícia Federal e a FEBRABAN. Mais de 270 contas da Caixa sofreram prejuízos por acessos indevidos e fraudes digitais entre os anos de 2015 e 2017. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 620 mil.
As apurações apontaram dois moradores de Alagoas como principais suspeitos. Um deles já havia sido preso em 2015 por estelionato e ligação com tráfico de drogas e armas. O esquema também utilizava contas de terceiros, conhecidos como “laranjas”, para ocultar os valores, configurando uma possível prática de lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram apreendidos notebooks, smartphones, documentos, relógios de luxo e três veículos avaliados em mais de R$ 500 mil. Os envolvidos podem responder por furto qualificado e lavagem de capitais, crimes que podem resultar em até 18 anos de prisão.