Desde o início do mês de dezembro de 2022, a Prefeitura de Maceió conta com três catamarãs para ampliar a limpeza da lagoa Mundaú. Denominado Ecoboat, o equipamento recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e os objetos que ficam boiando no ecossistema lagunar. Em nove meses de funcionamento, os barcos retiraram mais de 560 toneladas de materiais do local.
(Crédito: Secom Maceió)
Entre os itens mais recolhidos estão os móveis inservíveis e pneus que são descartados de forma irregular na lagoa. O equipamento, que carrega três agentes de limpeza da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) cada, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirado da água.
“A gestão tem cuidado bastante do bairro do Vergel e da Lagoa Mundaú. Mas, infelizmente, ainda esbarramos muito na falta de consciência ambiental e, por consequência, o descarte irregular, que acaba indo parar na lagoa”, ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, ao explicar a importância da instalação do equipamento.
(Crédito: Secom Maceió)
Ecoboat nas praias
Além de atuar na lagoa, a Autarquia iniciou, em maio, as atividades do Ecoboat na orla marítima. Neste período, já foram retiradas cerca de 60 toneladas de lixo da região. O intuito era dar mais força a limpeza já realizada na faixa de areia durante o período chuvoso. A princípio, o foco da operação era atuar próximo a foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, que fica em situação crítica após a cidade ser atingida por chuvas fortes.
“Nossos cuidados se estenderam até a orla da capital. Durante o período chuvoso, muito lixo descartado de forma irregular é carregado pelas águas pluviais através do Salgadinho. Sendo assim, intensificamos esse serviço importante, visando coibir impactos negativos ao meio ambiente, além de manter a limpeza das nossas praias”, completou Teófilo.