Um democrata está sentado no centro de um galpão, em frente a uma mesa e outra cadeira vazia. Ao seu redor, um círculo com 25 republicanos. Ele afirma coisas como “Donald Trump não tem condições de ser presidente” e “Kamala Harris vai lidar melhor com a questão da imigração“. Enquanto isso, os republicanos correm até a cadeira vazia, e o primeiro a encostar nela pode se sentar e contra-argumentar.
Este é um dos vários vídeos virais mostrando democratas e republicanos debatendo cara a cara. Cortes desses debates estão tomando conta do Instagram e do TikTok. Os formatos são os mais diversos: “30 democratas contra 30 republicanos”, “Ben Shapiro [um conhecido conservador norte-americano] contra 25 eleitores de Kamala” ou “um adolescente progressista contra 20 eleitores de Trump”.
O perfil responsável por esses vídeos se chama Jubilee Media, que se define como uma empresa de mídia digital que “ultrapassa limites, aborda tabus e quebra as regras”. Ainda segundo a Jubilee, seus vídeos “provocam entendimento e criam conexão humana”.
Na página da empresa, eles dizem que “não temos medo de ir lá”, sendo lá o debate entre opostos, algo que parece ser cada vez mais raro com a polarização política nos EUA.
Muitas vezes usando personalidades famosas, como youtubers conhecidos por discutirem temas políticos, ou até mesmo pessoas envolvidas no governo, como Pette Buttigieg, secretário do presidente Joe Biden, o Jubilee alcança números expressivos nas redes sociais.
O canal no YouTube, por exemplo, tem mais de 9,3 milhões de inscritos, e alguns vídeos ultrapassam as 10 milhões de visualizações. No TikTok, onde compartilham cortes curtos dos debates, com quase 3 milhões de seguidores, as visualizações também ficam na casa dos milhões.
O canal não aborda apenas temas políticos. Eles fazem vários jogos, como “adivinhe quem é asiático” fazendo apenas perguntas, ou debates de “cirurgia plástica x beleza natural”, mas às vésperas das eleições dos Estados Unidos, o investimento em vídeos abordando esse tema ganharam atenção especial.
Com participantes que não têm medo de expor posições fortes, os cortes são reproduzidos em outros perfis esquentando o debate político.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.