A diplomacia do governo Lula seguia relativamente tranquila, na quinta (2), com a ausência de brasileiros na lista de estrangeiros que estão na Faixa de Gaza e que serão autorizados a deixarem o território, sob ataque de Israel.
MUITA CALMA
Havia entre autoridades do governo uma forte desconfiança de que os brasileiros não foram incluídos nas duas primeiras listas pelas críticas contundentes que Lula tem feito aos bombardeios e às mortes de crianças no conflito. Ele chegou a usar a palavra “genocídio” para definir o que ocorre em Gaza.
CALMA 2
O fato de palestinos que têm nacionalidade da Alemanha, da França e da Inglaterra também não terem conseguido ainda autorização de Israel e do Egito para atravessar a fronteira, no entanto, seria a prova, para diplomatas, de que não haveria retaliação ao Brasil. Os três países são aliados de Israel.
ESTANTE
O escritor Mario Prata recebeu convidados no lançamento do seu livro “Pelo Buraco da Fechadura Eu Vi um Baile de Debutantes” na Livraria da Vila, em São Paulo, na semana passada. A jornalista Maria Prata, filha do escritor, e o marido dela, o apresentador Pedro Bial, compareceram ao evento. O escritor Reinaldo Moraes passou por lá.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?