Cobertura vacinal contra as duas doenças não chegou a 50% no estado. Recomendação da Sesap é que cidades mantenham postos de saúde abertos no sábado com horário estendido.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma recomendação para que todos os municípios do Rio Grande do Norte realizem o Dia D de Vacinação contra a gripe (influenza) e febre amarela neste sábado (5).
A medida precisa ser confirmada e divulgada pelos municípios, caso aconteça a ação no dia sugerido.
A recomendação acontece em função da campanha de imunização contra as duas doenças estar abaixo da meta no estado.
Contra a gripe, 43% da população potiguar havia se vacinado até esta quinta (3)- a meta é alcançar 90% dos grupos prioritários. Já contra a febre amarela, foram vacinados 37% e a meta é 95% do público-alvo.
A recomendação da Sesap para o dia D de Vacinação contra a influenza e febre amarela é que os muincípios mantenham os postos de saúde abertos com horários estendidos e facilitando o acesso da população.
“A estratégia de definição de um dia ‘D’, possibilita a oportunidade de vacinação para as pessoas que tem dificuldade de acesso durante os demais dias da semana”, explicou a técnico do Programa Estadual de Vacinação, Iraci Nestor.
“Além disso, quando estas datas são promovidas tem apresentado resultados bastante positivos, principalmente quando é realizada uma ampla divulgação para a população”.
Vacinas
A vacina contra a influenza foi ampliada para todas as pessoas não vacinadas a partir de seis meses de idade.
Já a vacina contra a febre amarela está disponível na rede pública de saúde, sendo recomendada para população dos 9 meses a 59 anos de idade.
Fonte: g1 RN