Número atuais superaram o volume acumulado nesta mesma data em 2023.
As reservas hídricas acumuladas do Ceará atingiram a marca de 50% de sua capacidade total, conforme Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O feito foi registrado nesta quinta-feira (11), um mês e meio antes do encerramento da quadra chuvosa de 2024.
O Ceará tem 56 açudes sangrando e volume total é de mais de 9 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios. A Cogerh lembra que os números superaram o volume acumulado do ano de 2023 nesta mesma data.
Na Grande Fortaleza, onze reservatórios estão com 100% da sua capacidade. Hoje 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.
As últimas sangrias registradas nesta quinta-feira (11) foram as dos açudes Pesqueiro e Malcozinhado, na Região Metropolitana de Fortaleza, além do açude Do Coronel, em Antonina do Norte.
A realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús, contudo, é diferente. A região possui menos de 23% de capacidade hídrica acumulada. Além disso, outros 29 reservatórios do Ceará contam com volumes abaixo de 30% de sua capacidade, evidenciando as características do clima semiárido cearense, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço.
Veja a lista dos reservatórios:
Acarape do Meio
Acaraú Mirim
Angicos
Aracoiaba
Araras
Arrebita
Batente
Caldeirões
Carmina
Catucinzenta
Cauhipe
Caxitoré
Desterro
Diamante
Diamantino II
Do Batalhão
Do Coronel
Edson Queiroz
Ema
Fogareiro
Forquilha
Frios
Gameleira
Gangorra
Gerardo Atimbone
Germinal
Itapajé
Itapebussu
Itaúna
Jenipapo
Jerimum
Malcozinhado
Missi
Mundaú
Pacajus
Patos
Pesqueiro
Poço do Barro
Poço Verde
Quandú
Quixeramobim
Rosário
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
SãoDomingos
São José I
São Mateus
São Pedro Timbaúba
São Vicente
Sobral
Sucesso
Tejuçuoca
Tijuquinha
Tucunduba
Umari
Várzea da Volta
Fonte: g1 CE