Um homem invadiu um mercado de Natal dirigindo um veículo em Magdeburgo, na Alemanha (cerca de 130 km de Berlim), matou 1 pessoa e feriu de 60 a 80 pessoas nesta sexta-feira (20), segundo a polícia e socorristas locais.
Socorristas afirmam que várias pessoas ficaram “gravemente feridas” no atropelamento. Autoridades regionais de Alemanha suspeitam que atropelamento em mercado natalino foi um atentado terrorista, mas isso não foi confirmado por enquanto.
Segundo a polícia, o carro teria percorrido cerca de 400 metros atropelando a multidão até ser parado.
O motorista do veículo foi preso, informou a agência de notícias alemã dpa, citando autoridades do governo do estado de Saxônia-Anhalt, cuja capital é Magdeburgo. Segundo a imprensa alemã, o atropelador seria um cidadão da Arábia Saudita.
Policiais e funcionários de serviços de emergência estavam no local, e o gerente do mercado de Natal havia pedido às pessoas que deixassem o centro da cidade, de acordo com a emissora MDR.
“Este é um episódio terrível, especialmente agora nos dias que antecedem o Natal”, disse o governador da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff.
Em Quedlimburgo próximo de Magdeburgo, policiais, moradores e comerciantes do mercado de Natal local bloquearam ruas com viaturas e carros particulares. Entre as barracas, frequentadores da festa buscavam informações sobre o ataque na cidade próxima no celular.
Michael, que pediu não falar seu sobrenome, afirmou estar com medo e raiva ao mesmo tempo. “Estamos relativamente seguros aqui, bloquearam as ruas, mas é triste ser obrigado a tomar tantos cuidados. Deveria ser uma celebração isso aqui. É Natal”, afirmou à Folha.
O país tem um histórico recente de ataques semelhantes. Em 2016, também próximo do Natal, um caminhão invadiu um mercado lotado no centro de Berlim. Doze pessoas morreram e 48 ficaram feridas.