Em informação ao vivo no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, a Braskem se pronunciou sobre o preenchimento dos poços de sal e explicou o panorama atual das cavidades.
Por meio de nota, a Braskem disse que das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, cinco tiveram o preenchimento concluído, em outras três os trabalhos estão em andamento e uma já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento com areia, de acordo com a empresa.
Além dessas, segundo a Braskem, em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento. As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído.
“A extração de sal-gema foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025”, trouxe a nota enviada à TV Pajuçara.
“Todo o trabalho segue prazos que são pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é regulamente reavaliado com a ANM. As atividades para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo”, concluiu a empresa na nota.