Nesse sábado (23) militares do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam duas espingardas calibre 36, 16 munições (entre intactas e recarregadas) e 10 canos de espera (tipo de armadilha com potencial de fogo), além de terem resgatado três aves silvestres: um da espécie sibite, um azulão e um sabiá. O fato ocorreu na Mata do Rolo,…
Nesse sábado (23) militares do Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam duas espingardas calibre 36, 16 munições (entre intactas e recarregadas) e 10 canos de espera (tipo de armadilha com potencial de fogo), além de terem resgatado três aves silvestres: um da espécie sibite, um azulão e um sabiá. O fato ocorreu na Mata do Rolo, em Rio Largo, durante ações de fiscalização para combater ilícitos ambientais.
A equipe do Programa Força Tarefa BPA Matutina 02 (composta por militares do BPA) flagrou uma ocorrência envolvendo cativeiro de espécime da fauna silvestre e posse irregular de arma de fogo furante patrulhamento ostensivo de fiscalização no Conjunto Jarbas Oiticica, após visualizar algumas gaiolas penduradas em uma residência.
Na abordagem, o responsável informou não possuir autorização do órgão competente para criar os animais e autorizou o acesso da equipe ao interior do imóvel.
No quintal foi encontrada uma primeira espingarda. O indivíduo admitiu possuir outras armas e entregou a segunda espingarda de igual calibre e marca. Na casa também havia uma mochila com 10 canos de espera e as munições. Foram recolhidas também as três gaiolas com os pássaros silvestres.
O homem de 58 anos de idade foi conduzido à Central de Flagrantes, em Maceió, para realização dos procedimentos penais cabíveis. Já as aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).