Um bombardeio aéreo de Israel contra um prédio nos arredores de Beirute matou 31 pessoas nesta sexta-feira (20), disse o Ministério da Saúde do Líbano no sábado (21), incluindo três crianças e sete mulheres. Foi o ataque mais mortal desde o início do conflito atual entre Israel e o grupo armado libanês Hezbollah.
Tel Aviv afirma ter matado 16 membros do grupo, incluindo os comandantes Ibrahim Aqil e Ahmed Wabbi. Essas mortes foram confirmadas pelo próprio Hezbollah.
Na sexta, Israel lançou seu maior ataque contra o grupo libanês desde outubro de 2023, dias depois que pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah explodiram em uma ação atribuída a Israel e descrita pela ONU, a União Europeia e o Líbano como um ato terrorista. Cerca de 40 pessoas morreram e mais de 3.000 ficaram feridas. Israel não comentou o caso.
De acordo com o governo libanês, 23 pessoas ainda estavam desaparecidas depois do ataque contra o prédio residencial em Beirute na sexta. O ministro dos Transportes, Ali Hamieh, considerado próximo ao Hezbollah, disse que “o inimigo está arrastando a região para a guerra”. A pasta enviou veículos e equipamentos para remover os destroços e encontrar corpos e eventuais sobreviventes. “Estamos tirando mulheres e crianças dos escombros”, disse Hamieh.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?