O Arco de Constantino, monumento romano antigo ao lado do Coliseu, foi danificado na terça-feira (3) após uma tempestade atingir Roma, disseram autoridades de conservação.
“Todos os fragmentos foram recuperados e colocados em segurança”, afirmou uma porta-voz do parque arqueológico do Coliseu nesta quarta-feira (4). “A avaliação dos danos já começou, e as análises prosseguem esta manhã.”
O Parque Arqueológico do Coliseu confirmou que o monumento foi atingido por um raio. Com 25 metros de altura, é o maior dos três arcos do triunfo conservados em Roma.
A estrutura foi erguida no século 4º d.C. para celebrar a vitória de Constantino —o primeiro imperador romano a se converter ao cristianismo— sobre seu rival, Maxêncio.
“Um raio atingiu o arco bem aqui e depois atingiu o canto e vimos isso voar”, disse um turista à Reuters, apontando para um grande bloco de pedra caído no chão.
Imagens de vídeo da Reuters mostraram outros blocos de pedra e entulho ao redor do monumento, e funcionários do parque arqueológico trabalhavam para coletá-los.
A agência de Proteção Civil disse que 60 milímetros de chuva caíram no centro de Roma em menos de uma hora, aproximadamente o mesmo que normalmente se registra para a capital italiana em um mês.
“O evento que atingiu Roma é verdadeiramente sem precedentes, porque foi tão poderoso e concentrado em um tempo muito curto e em algumas áreas da cidade, começando pelo centro histórico”, disse o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri em comunicado.