Um apagão deixou várias cidades do Rio Grande do Norte sem energia na manhã desta terça-feira (15). A falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou às 9h30 que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, disse a nota do ONS.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) pediu que os motoristas redobrem a atenção no trânsito porque alguns semáforos pararam de funcionar após o apagão. Agentes de mobilidade urbana e equipes de manutenção estão mobilizados para minimizar os transtornos.
O comércio também foi afetado com a queda de energia. “As vendas estão bastante prejudicadas porque a gente trabalha mais com essa parte digital: pix, cartão de crédito, débito, e sem energia a gente não consegue acessar essas ferramentas. A gente fica aberto na esperança de vender em dinheiro, mas atualmente isso representa menos de 20% das nossas vendas”, disse o comerciante Luiz Lázaro da Silva.
Em Mossoró, no Oeste potiguar, Escola Municipal Prof. Manoel Assis suspendeu as aulas após o apagão. “A escola mandou mensagem e mandou buscar os alunos. Precisava de um gerador aqui né?”, disse o auxiliar de serviços gerais, Mário Sérgio, pai de uma aluna.
Em nota, a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) informou que o apagão afetou os sistemas de abastecimento de água em todo o Estado. “A Caern adotará as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização”.
A CBTU informou que o sistema de trens não foi afetado e funciona normalmente nesta terça (15).