Após a divulgação do novo boletim de monitoramento da mina 18 da Braskem, no Mutange, neste sábado (02), o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, afirmou que há uma tendência de estabilização da situação. Desde o início da semana a região sobre com a possibilidade do colapso de uma das minas de extração de sal-gema, feita pela Braskem. Entenda o que está acontecendo no solo de Maceió.
Em vídeo gravado para o TNH1, Nobre explicou que ainda não se pode falar em estabilização total, porém os dados mostram que caminha-se para isso.
“A estabilização passa por esse procedimento de diminuição dos tremores e dos deslocamentos verticais. Esses indicadores somados podem indicar um caminho para a estabilização da situação e esse é um dos cenários que a gente já apontava por meio dos nossos instrumentos de monitoramento”, afirmou Nobre.
Ele destacou ainda a importância da divulgação de informação com base científica. “Para esse momento é o cenário que se apresenta, qualquer outro cenário é especulação, que é quando sem base em dados alguém fala que pode acontecer isso ou aquilo”, pontuou.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DiFIeVA93pQ
Ainda de acordo com a Defesa Civil, a sala de alerta indica que agora só uma das minas está em em alerta vermelho de risco. Anteriormente, o mapa indicava seis minas em vermelho.