Um acidente ocorrido nesta sexta-feira (6) entre um ônibus e um carro na província equatoriana de Loja, ao sul e na fronteira com o Peru, deixou ao menos 16 mortos e oito feridos, informou o órgão estatal de socorro.
O acidente ocorreu na estrada entre as cidades andinas de Loja, capital da província de mesmo nome, e Catamayo.
O ônibus colidiu com o carro que trafegava no sentido contrário e capotou, segundo meios de comunicação locais.
O transporte de passageiros ficou de lado em uma das margens da estrada e vários passageiros permaneciam deitados no chão, de acordo com imagens divulgadas nas redes sociais.
Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de mortalidade no Equador.
Entre janeiro e maio de 2024, foram registrados 8.423 acidentes de trânsito com 848 mortos, em comparação com quase 21.000 acidentes em 2023 com cerca de 2.400 mortos, segundo dados oficiais.
A governadora de Loja, Alexandra Jara, expressou na rede social X sua “profunda solidariedade com as famílias afetadas por este lamentável acontecimento”.
Ela acrescentou que o hospital estadual Isidro Ayora, o principal de Loja, foi ativado diante da emergência, assim como um centro de saúde próximo ao local do acidente, enquanto a polícia fechou a via para garantir a segurança e facilitar os trabalhos de socorro.
“Todas as instituições do Estado permanecem em alerta para fornecer o suporte necessário”, destacou a governadora.
O sanatório Isidro Ayora também indicou por X que inicialmente recebeu nove pacientes, dos quais um faleceu e outro está em estado crítico.
Em setembro, o capotamento de um ônibus que levava 35 indígenas amazônicos nos arredores de Quito deixou nove mortos.