A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) realizou uma vistoria no Centro Municipal de Educação Infantil José Maria de Melo (CMEI), localizado no bairro Benedito Bentes, parte alta de Maceió. A inspeção constatou que a unidade de ensino está fechada há mais de um mês devido aos sucessivos furtos de fios elétricos. A visita foi realizada nessa segunda-feira (05). Mais de 300 crianças, de até 5 anos, estão sem aulas devido a situação.
Durante a vistoria, comandada pelo Defensor Público Lucas Monteiro Valença, também foram identificados diversos problemas estruturais no local, incluindo goteiras em todas as salas de aula, móveis enferrujados, fios elétricos expostos e um parque infantil danificado.
Diante da situação, a Defensoria oficiará o Município requerendo providências imediatas. A Defensoria Pública também solicitou o apoio da Polícia Civil no intuito de evitar novos furtos, e requereu que o Corpo de Bombeiros realize uma vistoria técnica no local para averiguar se a precariedade da instalação elétrica pode colocar em risco a segurança das crianças.
Esta é a quinta escola pública inspecionada pelo Núcleo de Proteção Coletiva nos últimos dias. Na semana passada, o defensor visitou outras três escolas no bairro Benedito Bentes, onde encontrou uma série de problemas estruturais e de funcionamento, incluindo transporte escolar precário, falta de professores, equipamentos danificados e ausência de espaços como bibliotecas e refeitórios.
Na última sexta-feira (02), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou que reforçou a segurança no entorno do CMEI do Benedito Bentes.
O TNH1 entrou em contato com a assessoria da Semed e aguarda resposta.
*Com assessoria