Não era para ser comum, mas tem acontecido com frequência. Mais um jacaré foi flagrado “passeando” pelo Cepa (Centro Educacional de Estudos Aplicados), nessa quinta-feira (25), no bairro do Farol, em Maceió. Apesar do susto, não houve registro de ataques e o animal sumiu após entrar em uma mata.
Segundo informações colhidas pela reportagem da TV Pajuçara, que esteve no centro educacional nesta manhã, um outro jacaré já havia aparecido durante o dia de ontem, e capturado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O réptil era adulto e tinha cerca de 1,30 m de comprimento.
O jacaré filmado durante à noite dessa quinta estava perto da Escola Estadual Teotônio Vilela. Um grupo de pessoas chegou a se aproximar do bicho, e uma delas fez o vídeo, porém o animal não avançou e depois entrou na área verde. Ainda não se sabe para onde ele foi. Assista a seguir:
No início do mês, mais dois jacarés foram vistos em um terreno também no Cepa. Eles ficaram por dias na localidade e depois desapareceram.
O que fazer quando ver um jacaré?
A orientação para a população é acionar o BPA para a captura do animal e para depois ele ser levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Posteriormente, após avaliação, ele deve ser devolvido para o habitat natural.
As pessoas que encontrarem jacarés pelo caminho não devem se aproximar deles para evitar possíveis ataques.
*Com informações da TV Pajuçara.