O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Republicano à Presidência, Donald Trump, fez sua primeira aparição em público nesta segunda-feira (15) depois da tentativa de assassinato durante um comício no fim de semana.
Trump apareceu na convenção republicana em Milwaukee, no estado do Wisconsin, com um curativo na orelha, onde foi ferido durante o atentado. O ex-presidente foi recebido com fortes aplausos de apoiadores, que gritaram “lute! lute!” com os punhos erguidos, em referência à reação de Trump após o ataque no sábado (13), quando ergueu o braço para a plateia antes de ser retirado do palco.
O evento partidário, que começou na segunda e vai até quinta-feira (18), confirmou nesta segunda a nomeação de Trump como candidato da sigla à Casa Branca. Também na segunda, Trump anunciou o candidato a vice-presidente da chapa: o senador por Ohio J.D. Vance, cuja escolha tem o objetivo de conquistar votos entre a classe operária branca de áreas empobrecidas dos EUA.
Ao optar por Vance, Trump reforçou a tendência de valorizar lealdade —o senador já disse que, ao contrário do então vice-presidente Mike Pence, ele teria obedecido Trump e se recusado a certificar, pelo menos imediatamente, a vitória de Biden nas eleições em 6 de janeiro de 2021 —quando apoiadores do republicano invadiram o Capitólio justamente para impedir que isso acontecesse.